Projeto Música, Ação e Inclusão recomeça suas atividades em maio

O MAI completou treze anos em 2017 e está presente em todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e em parte da Educação Infantil (EMEIs).

O projeto Música, Ação e Inclusão (MAI) reiniciou os trabalhos nas escolas municipais de Cachoeirinha no mês de maio. O objetivo do MAI é proporcionar aos estudantes o acesso voluntário e gratuito ao aprendizado dos fundamentos da música e instrumentos musicais, bem como o desenvolvimento da expressão corporal, através da dança e do teatro. Nas EMEFs, as aulas geralmente são de instrumentalização, dança, teatro e coro. Já nas EMEIs, o foco é a musicalização.
    Desde 2004, o MAI leva oficinas de expressão corporal, musicalidade e instrumentalização aos alunos da rede pública municipal de Cachoeirinha. As atividades são desenvolvidas por cinco professores, que atendem a toda rede, e acontecem no turno inverso ao ensino regular. Em 2016, o projeto beneficiou cerca de 3 mil alunos, de 4 a 16 anos.
    Como acontece no contra turno das aulas, o MAI acaba tirando muitas crianças e adolescentes da ociosidade e até mesmo da rua. “Além de ser um projeto lindo que proporciona a iniciação dessas crianças no mundo encantado da música e da arte, o MAI tem uma função social, pois sendo no contra turno, mantemos nossas crianças envolvidas com a comunidade escolar. Também aprendem que tocar um instrumento ou dançar envolve disciplina, determinação e sensibilidade, qualidades importantes para a vida das crianças”, salienta a secretária de Educação, Rosa Lippert.
    A diretora da EMEI Estrela Guia, Patricia Liota, fala da importância do projeto na Educação Infantil. "As aulas são muito esperadas pelos alunos. Eles ficam encantados com o violino, ou a percussão, pois são instrumentos que nossa comunidade, que é mais carente, não tem acesso; além é claro dessas oficinas auxiliarem na psicomotricidade da criança’’, finaliza a diretora.

INSCREVA-SE AQUI !

De 11 a 24 de julho!